TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Associação que reúne pacientes com Fibrose Cística denuncia falta de 19 medicamentos na rede estadual de saúde do Rio - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Associação que reúne pacientes com Fibrose Cística denuncia falta de 19 medicamentos na rede estadual de saúde do Rio

Segundo a Associação, os antibióticos ficaram indisponivéis neste mês, mas há suplementos que estão em falta desde 2019

Por Rafaela Cascardo, às 19:33 - 21/09/2021

A Associação reúne cerca de 288 pacientes (Foto: HeungSoon)

No mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística, a Associação que reúne pacientes com a doença denuncia a falta de dezenove medicamentos na rede estadual de saúde do Rio. Segundo a Associação, os antibióticos ficaram indisponivéis neste mês, mas há suplementos que estão em falta desde 2019.

A Fibrose Cística é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância.

A Associação reúne cerca de 288 pacientes. Uma delas é Jade Monte-Mor, de 24 anos. Ela descobriu a doença aos três meses de idade e, atualmente, toma cerca de vinte remédios por dia.

O presidente da Associação, Cristiano Silveira, explica os riscos de interrupção no tratamento.

A Associação afirmou que tenta resolver o problema junto a Superintendência da Secretaria de Estado de Saúde, e que tem uma reunião marcada com o secretário Alexandre Chieppe no próximo dia 6.

Um ato público foi marcado para o próximo dia 14, em frente ao Palácio Guanabara, com a presença de pacientes, parentes e amigos de pessoas com Fibrose Cística.

A Secretaria de Estado de Saúde ainda não comentou o assunto e nem deu previsão de normalização do abastecimento dos estoques.

NEWSLETTER
OU