TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Bairros inteiros do Rio podem ser inundados se o ritmo de poluição na atmosfera continuar - Editoriais - Band News FM

Meio Ambiente

Texto:
+
-

Bairros inteiros do Rio podem ser inundados se o ritmo de poluição na atmosfera continuar

Estudo da Climate Central aponta as consequências do aumento da temperatura do planeta, que pode chegar a 3º C

Por Marcus Sadok, às 13:27 - 27/10/2021

00:00 / 00:00

Gávea, Botafogo, Maracanã e a Lapa podem ser afetados pelo aquecimento global (Foto: Reprodução/Climate Central)

Se o ritmo de poluição na atmosfera continuar como está, a temperatura do planeta pode aquecer 3º C, elevando o nível do mar ao ponto de inundar bairros inteiros do Rio de Janeiro, como Gávea, Botafogo, Maracanã e a Lapa. É o que aponta um estudo da Climate Central. Imagens da pesquisa mostram como essas áreas seriam tomadas pela água do mar. O estudo mostra que cerca de 50 cidades do mundo podem ser inundadas com o atual ritmo de poluição atmosférica.  

Segundo o ecologista Vinicius Farjalla, a queima de combustíveis fósseis e o aumento da temperatura causam o aquecimento que derrete as calotas polares.

De acordo com o documento, uma parte das emissões de dióxido de carbono deve ficar na atmosfera por centenas de anos. Esse é o principal vilão das oscilações de temperatura. 

Apesar dos riscos, nem tudo está perdido. O estudo também aponta que se a humanidade diminuir a poluição na atmosfera pela metade até 2030, os bairros não seriam inundados no futuro. 

Países como China, Índia, Indonésia e Vietnã, líderes globais na recente construção de usinas de carvão, têm o maior número de pessoas ocupando terras abaixo das linhas projetadas para a maré alta, ao lado de Bangladesh.

NEWSLETTER
OU