TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Black Friday: comércio espera aumento de 27% nas vendas online - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Black Friday: comércio espera aumento de 27% nas vendas online

Especialistas apontam a importância em estar atento alerta a possíveis golpes

Por Eric Miranda*, às 12:33 - 24/11/2020 | Atualizado às 16:41 - 24/11/2020

00:00 / 00:00

Entre as opções preferidas estão os eletrodomésticos (Foto: Agência Brasil)

Embalado no crescimento do varejo virtual, o comércio espera um aumento de 27% nas vendas pelas internet, na Black Friday deste ano. No Rio, as compras devem movimentar cerca de R$ 3,5 bilhões na economia fluminens

A expectativa é positiva para a maior campanha de vendas do ano, que acontece no dia 27 de novembro, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. O faturamento deve ultrapassar o número atingido no ano passado, quando as vendas online durante a Black Friday lucraram cerca de R$ 12 bilhões, considerando o cenário nacional.

No estado, a previsão é de aumento de 45% no gasto médio entre os consumidores, segundo a Fecomércio. Apesar da perspectiva otimista, o economista do Instituto, Rafael Zanderer, destaca: o auxílio emergencial pode ter impacto negativo na Black Friday.

A explicação para a previsão de alta nos números é o bom momento do varejo virtual, influenciado pelas compras durante a pandemia. No período, sobretudo, no primeiro semestre deste ano, houve recorde de faturamento, considerando 20 anos de vendas online. Os dados são do estudo da Ebit Nielsen.

Entre as opções preferidas estão os eletrodomésticos, seguido pelos eletrônicos e itens do vestuário, calçados e acessórios. O estudante Ítalo Brenno Galliza, de 21 anos, já planeja conseguir melhor preço no novo videogame.

No entanto, especialistas ainda apontam a importância em estar atento alerta a possíveis golpes, entre eles: prestar atenção no preço à vista e parcelado, além do valor da garantia estendida já embutido no total do produto e ainda no prazo de troca da mercadoria.

*Estagiário sob supervisão de Carlos Briggs

Ouça reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU