TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Ipea eleva estimativa do PIB do setor agropecuário de 1,6% para 1,9% em 2020 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Ipea eleva estimativa do PIB do setor agropecuário de 1,6% para 1,9% em 2020

A nova previsão foi motivada pelos números da produção agrícola e de recuperação da pecuária divulgadas recentemente pelo IBGE

Por Gustavo Sleman, às 16:59 - 22/10/2020 | Atualizado às 17:04 - 22/10/2020

00:00 / 00:00

Neste novo cenário, o Ipea prevê alta de 3,9% no valor adicionado da lavoura (Foto: Agência Brasil)

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada elevou a estimativa do Produto Interno Bruto do setor agropecuário de 1,6% para 1,9% em 2020. A nova previsão foi motivada pelos números da produção agrícola e de recuperação da pecuária divulgados recentemente pelo IBGE.

Neste novo cenário, o Ipea prevê alta de 3,9% no valor adicionado da lavoura, muito por causa da revisão da produção de soja, milho e café este ano, algumas das principais culturas da produção agrícola no país. A safra de soja teve seu crescimento revisto de 6,6% para 7%, enquanto que em relação ao café, a estimativa de alta para a produção foi revisada de 19,4% para 21,5%.

Segundo o pesquisador do órgão, Fábio Servo, o bom desempenho pode ser justificado da manutenção da demanda doméstica e externa.

Já para a pecuária, o grupo de Conjuntura do Ipea estima uma queda de 1,5%. O valor é devido ao declínio na produção de carne bovina em 2020. Apesar de dados de abate do Sistema de Inspeção Federal já identificarem uma recuperação da atividade no terceiro trimestre, Fábio Servo afirma: o início da pandemia no Brasil afetou o segmento.

Para o quarto trimestre, a queda interanual da produção de carne bovina deve ser menor, fechando o ano com recuo de 4,3%. Há expectativa de desempenho positivo nos segmentos de suínos, ovos e leite.

De acordo com a pesquisadora Ana Cecília Kreter, as projeções para 2021 também foram revistas pelo grupo de Conjuntura do Ipea. A estimativa de crescimento do PIB Agro caiu 2,4% para 2,1%.

Devido ao cenário mais favorável, o grupo estima que parte da produção das safras de soja e de milho devem ser antecipadas do início do próximo ano para o final de 2020. O valor adicionado da lavoura deve crescer 1,8% e o da pecuária 3,9%.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU