Moradores da Tijuca cobram manutenção da Praça dos Cavalinhos
Além da falta de conservação, a presença de abelhas também preocupa os frequentadores
Por Francini Augusto, às 15:12 - 19/01/2021

Uma grade instalada perto dos brinquedos caiu há semanas (Foto: Francini Augusto)
Se antes a Praça Comandante Xavier de Brito era conhecida como a Praça dos Cavalinhos, na Tijuca, na Zona Norte do Rio, agora o local é lembrado por outro animal, além da falta de conservação.
Uma grade instalada perto dos brinquedos caiu há semanas, e a única coisa que evita a aproximação de crianças é uma simples fita de plástico.
O autônomo Carlos Alberto Moreira costuma levar a neta dele ao local para brincar. Ele afirma que há quase um mês, o espaço precisa de reparos.
Além de fios desencapados e bancos e mesas de concreto se desfazendo, os pedestres desviam dos buracos causados pela retirada de árvores apodrecidas.
A praça existe desde 1928, e conta com um chafariz francês feito de bronze, que é uma das belezas do espaço. As árvores, quase centenárias, completam o paisagismo, mas ao invés de representarem beleza e marcarem uma época estão causando medo.
O porteiro Ricardo Lopes conta que as abelhas tomaram conta das árvores e quase sempre alguém é surpreendido com as visitantes.
A Fundação Parques e Jardins afirma que esteve na praça recentemente e fez um levantamento sobre os problemas mais críticos.
Segundo o órgão, foram detectados problemas de conservação, iluminação e limpeza. A previsão é que o próximo mutirão de serviços, semelhante ao que já aconteceu no Campo de Santana e Passeio Público, chegue ao espaço em breve.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.