TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Aumenta da demanda por testes de Covid-19 causa aumento nos preços - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Aumenta da demanda por testes de Covid-19 causa aumento nos preços

BandNewsFM entrevistou o médico Marcos Villela Pedras sobre o quadro de testagem no Rio

Por João Boueri*, às 19:21 - 19/01/2022

Testes positivos no ponto de testagem drive-thru da Clínica Villela Pedras aumentou em 250 vezes (Foto: Divulgação/Villela Pedras)

Em apenas 17 dias, o número de pessoas que testaram positivo apenas no ponto de testagem drive-thru da Clínica Villela Pedras, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, aumentou em 250 vezes, quando comparado com o mesmo período do início do mês passado. 

A média, em dezembro, era de 60 a 70 exames realizados por dia. Agora, somente nas três primeiras semanas de janeiro, a clínica realiza 500 testes por dia com uma taxa de positividade que chega a 42%. 

O médico Marcos Villela Pedras, em entrevista à BandNews FM, contou que o aumento na demanda gerou maior procura dos empresários para aquisição dos exames que já não estavam mais disponíveis no Brasil, o que causou aumento no preço ao consumidor final. 

O Procon Estadual notificou quinze laboratórios que realizam testes de Covid-19 e Influenza para que os estabelecimentos esclareçam o aumento do valor e também se estão descumprindo o prazo de entrega dos exames.

Segundo Marcos Villela, o seu quadro de funcionários foi reduzido em 40%, em virtude da alta transmissibilidade da variante Ômicron e que, com isso, o prazo para entrega de resultados dos testes foi afetado.

Um estudo da Fecomércio apontou que quase 60% das empresas do Rio tiveram pelo menos um funcionário afastado após testar positivo para Covid-19 na última semana.

Para o diretor médico da clínica particular, o pico de casos deve ser na semana do dia 24 de janeiro, uma vez que a curva de contaminação no país é parecida com a da África do Sul, segundo Marcos. 

O Estado do Rio já registra mais de 107 mil casos de Covid-19 apenas em 2021. No ano passado, a média de casos por dia no município do Rio de Janeiro era de aproximadamente 784 pessoas contaminadas. Apenas neste ano, a média de contaminados por dia é de 4.767. Nesta quarta-feira (19), o município registrou novo recorde no número de casos em 24 horas, desde o início da pandemia, com 16.627 cariocas infectados. A taxa de positividade dos exames de Covid-19 na capital fluminense já passa de 50%.

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU