Brasil entra em recessão técnica após PIB ter nova queda
Produto Interno Bruto diminuiu 0,1%, entre julho e setembro deste ano, na comparação com o segundo trimestre
Por Andrezza Buzzani, às 14:13 - 02/12/2021

Queda de 8,0% na agropecuária puxou o índice para baixo (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
O Brasil entra na chamada recessão técnica após o Produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, ter uma nova queda, de 0,1%, entre julho e setembro deste ano, na comparação com o segundo trimestre.
O termo é usado quando há registro de dois ou mais trimestres seguidos de resultados negativos no PIB. No segundo trimestre deste ano, o índice recuou 0,4%, depois da revisão feita pelo IBGE.
A colunista de Economia da BandNews FM, Juliana Rosa, explica que o resultado é consequência de um conjunto de fatores negativos que afetaram a economia nesse período.
A queda de 8,0% na agropecuária, puxou o índice para baixo. Já a indústria ficou estável. Por outro lado, houve alta de 1,1% no setor de serviços, que responde por mais da metade do PIB nacional.
Para o pesquisador associado do Instituto Brasileiro de Economia da FGV, Claudio Considera, a definição de recessão vai além das duas quedas seguidas do PIB. Ele destaca que para o Codace, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos, da FVG, o país entrou em recessão a partir do primeiro trimestre de 2020. Os dados não foram atualizados.
Apesar desse cenário, a projeção para o ano é de um crescimento de 5,0% do PIB. Especialistas divergem sobre a possibilidade de recuperação para o próximo ano.
O PIB do terceiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,2 trilhões. Em relação ao mesmo período no ano passado, houve um crescimento de 4,0%.