TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Dois municípios do Rio ficam entre as cidades do país com maior crescimento no PIB de 2019 - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Dois municípios do Rio ficam entre as cidades do país com maior crescimento no PIB de 2019

O ganho de Maricá e Saquarema aconteceu por causa da extração de petróleo

Por Rafaela Cascardo, às 18:41 - 17/12/2021

00:00 / 00:00

No Rio, a diminuição aconteceu em indústrias de transformação (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Dois municípios do Rio de Janeiro ficaram entre as cidades do país com maior crescimento no Produto Interno Bruto de 2019: Maricá, na Região Metropolitana, e Saquarema, na Região dos Lagos. O ganho aconteceu por causa da extração de petróleo, atividade beneficiada pelo aumento dos preços internacionais da commodity em 2019.

O levantamento divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira (17) aponta ainda que entre 2002 e 2019, a cidade de Maricá foi a que mais cresceu em participação no PIB de todo o país, com aumento de 0,5 ponto porcentual. Nestes 17 anos, outro município do Rio apareceu no ranking: Niterói, na Região Metropolitana, teve ganho de 0,3 ponto porcentual e ficou em terceiro lugar.

O secretário de planejamento de Maricá, Leonardo Alves, acredita que a criação da Mumbuca, uma moeda social eletrônica que circula somente pelo município, contribuiu para o resultado positivo.

Já o secretário de desenvolvimento econômico e social de Saquarema, Antonio Peres Alves, explica que priorizou o fomento ao turismo da região para aquecer a economia local.

Por outro lado, a maior queda de participação em 2019 aconteceu na capital fluminense. Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi a terceira de todo o país que mais perdeu. No Rio, a diminuição aconteceu em indústrias de transformação, devido à indústria metalúrgica. Campos teve a queda associada ao mesmo segmento que alavancou o resultado de Maricá e Saquarema: a extração de petróleo.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU