TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Fiocruz submete novo teste de Covid-19 à Anvisa - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Fiocruz submete novo teste de Covid-19 à Anvisa

Do tipo RT-PCR, exame diferencia os vírus da Influenza A, B e do coronavírus

Por Gustavo Sleman, às 19:51 - 19/01/2022

Teste possibilitaria o diagnóstico de diferentes doenças em um único procedimento (Foto: Michel Filho/Prefeitura do Rio)

Um novo teste de Covid-19 desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz tem o pedido de registro submetido à Agência Nacional de Vigilância em Saúde. Segundo a Fiocruz, o exame, do tipo RT-PCR, diferencia os vírus da Influenza A, B e do coronavírus, o que possibilitaria o diagnóstico destas doenças em um único procedimento.

Na análise da instituição, além de auxiliar na análise de casos em que pessoas apresentem sintomas muito semelhantes, a disponibilização do kit no Sistema Único de Saúde pode permitir de modo econômico e com alto processamento a identificação viral.

Além disso, um outro teste molecular foi elaborado pela fundação. Também utilizando tecnologia de PCR em Tempo Real, a ferramenta vai permitir a detecção e triagem das variantes Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron da Covid-19. 

De acordo com a Fiocruz, o resultado indica a presença ou não dessas capas, mas para a identificação da variante ainda seria necessário o sequenciamento genético da amostra. Batizado de Quadriplex, o teste deve ser encaminhado para registro junto à Anvisa até a próxima semana.

Os novos kits foram desenvolvidos pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz e  pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos.)) Desde o início da pandemia, a Fiocruz já entregou ao Ministério da Saúde cerca de 20 milhões de testes RT-PCR e 45 milhões de testes rápidos de antígeno para os laboratórios públicos de todo o país.

NEWSLETTER
OU