TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Flexibilização do uso de máscara na cidade do Rio vai depender de autorização do Governo do Estado, diz secretário de Saúde - Editoriais - Band News FM

Saúde

Texto:
+
-

Flexibilização do uso de máscara na cidade do Rio vai depender de autorização do Governo do Estado, diz secretário de Saúde

A Prefeitura do Rio deve publicar nesta segunda-feira (25), decreto dispensando o uso da proteção facial em locais públicos

Por Agatha Meirrelles, às 16:28 - 24/10/2021

00:00 / 00:00

O decreto faz parte da segunda fase do plano de reabertura no Município (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Apesar do decreto municipal que vai dispensar o uso de máscaras em áreas abertas na cidade do Rio de Janeiro, a população ainda será obrigada a circular com a proteção facial. Em entrevista à BandNews FM, o secretário municipal de Saúde do Rio afirmou que a liberação efetiva depende de autorização do governo estadual.

O secretário ainda afirmou que mantém conversas com o Governo do Estado e antecipou que existe uma previsão de nova análise da medida nos próximos dias. Já a Secretaria Estadual de Saúde do afirmou que existe a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras. A previsão é de que o governador Cláudio Castro anuncie a decisão nesta segunda-feira (25).

Na prática, os moradores da cidade do Rio ainda vão precisar usar máscara em todos os lugares. A engenheira Mariana Costa acredita que a retirada da obrigatoriedade pode ser uma medida positiva, mas que muitos cariocas ainda vão ter medo de sair sem máscara.

Já a pesquisadora em Saúde da Universidade Federal do Rio, Chrystina Barros, afirma que o vírus ainda circula e que a máscara continua sendo necessária por causa das variantes. Ela explica, ainda, que a máscara deveria se tornar um hábito.

O decreto faz parte da segunda fase do plano de reabertura no Município. A previsão é de que a medida também libere o funcionamento de boates e casas de show, que permanecem fechadas, passando a funcionar com 50% da capacidade.

Para ter acesso a locais fechados a máscara continuará a ser exigida. Será mantida a apresentação de comprovantes de vacinação para o acesso a teatros, cinemas e pontos turísticos da cidade.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU