TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Justiça aceita denúncia contra bombeiro que atropelou e matou ciclista - Editoriais - Band News FM

Polícia

Texto:
+
-

Justiça aceita denúncia contra bombeiro que atropelou e matou ciclista

Ele vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, omissão de socorro e embriaguez ao volante

Por Marcus Sadok, às 07:02 - 20/01/2021

00:00 / 00:00

A Polícia Civil havia indiciado o militar por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco (Foto: Reprodução/Polícia Civil)

A Justiça do Rio recebe a denúncia do Ministério Público contra o capitão do Corpo de Bombeiros que atropelou e matou um ciclista no Recreio, Zona Oeste do Rio, no dia 11 de janeiro. Na decisão, o juiz Roberto Câmara Lacé Brandão ainda manteve a prisão preventiva do acusado.

A Promotoria o denunciou por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, entendimento contrário ao da Polícia Civil, que indiciou João Maurício Correia Passos por homicídio com dolo eventual, quando se assume o risco de matar. O militar vai responder também por fuga do local e embriaguez ao volante.

Segundo o advogado especialista em código de trânsito Márcio Dias, mesmo concordando com argumentos apresentados pela Polícia, o promotor pode divergir da tipificação do crime.

O promotor José Antônio Fernandez Souto destacou, na denúncia, que, apesar de constar no laudo de exame de alcoolemia, realizado cerca de seis horas depois do acidente, que o capitão não estava sob influência de álcool, incontestavelmente ele dirigia embriagado.

As provas são as imagens obtidas em um posto de combustíveis onde João Maurício aparece comprando e consumindo bebida alcoólica, horas antes do crime, além do depoimento de um motorista de aplicativo que presenciou o bombeiro bebendo vodka e whisky, e deixando o local dirigindo um carro.

O promotor ainda lembrou que não foi possível realizar o exame de alcoolemia por análise de urina, porque o denunciado se recusou a fornecer o material. A Justiça também aceitou o pedido do MP para ter acesso a um ofício da Delegacia do Recreio para entender a apreensão de um papelote contendo pó branco, supostamente cocaína.

A BandNews FM tenta contato com a defesa de João Maurício Correia Passos.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU