TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Obesidade pode afetar eficácia de vacina contra o coronavírus - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Obesidade pode afetar eficácia de vacina contra o coronavírus

Segundo especialistas, índices elevados de massa corporal estão diretamente relacionados à imunossupressão e menor resposta a vacinas

Por Myllena Vianna*, às 16:18 - 06/08/2020

00:00 / 00:00

Cientistas descobriram que a obesidade é um dos fatores relevantes na hospitalização por Covid-19 (Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay)

Especialistas alertam que a obesidade pode prejudicar a eficácia da vacina contra o coronavírus. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, principal entidade pública dos Estados Unidos, emitiu um alerta de que índices elevados de massa corporal estão diretamente relacionados à imunossupressão e menor resposta a vacinas.

Cientistas da Universidade de Nova York descobriram, em abril, que a obesidade é um dos fatores mais relevantes na hospitalização de pacientes após a infecção pela Covid-19.

O coordenador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica, o médico e pesquisador Cid Pitombo, afirma que a obesidade também preocupa no que diz respeito à evolução para formas mais graves da doença.

Para Cid Pitombo, o sistema imunológico dos obesos produz substâncias que dificultam a efetividade da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, metade dos brasileiros está acima do peso e 20% dos adultos estão obesos. Sem a adoção de hábitos saudáveis, o excesso de peso pode desencadear outras doenças.

*Estagiária sob supervisão de Isabele Rangel

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU