TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Pesquisa aponta perda da capacidade de leitura de estudantes durante a pandemia - Editoriais - Band News FM

Educação

Texto:
+
-

Pesquisa aponta perda da capacidade de leitura de estudantes durante a pandemia

O estudo considera alunos da segunda etapa do ensino fundamental em países da América Latina e do Caribe

Por Rafaela Cascardo, às 21:14 - 13/05/2021

00:00 / 00:00

Segundo o estudo, o agravamento se dá pelo fechamento das escolas durante a pandemia (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

71% dos estudantes da América Latina e do Caribe que estão cursando a segunda etapa do ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, podem ter perdido a capacidade de compreender um texto médio durante a pandemia. A informação é de uma pesquisa feita pela "The World Bank", cooperativa com 189 países membros.

O índice de pobreza de aprendizagem pode ter aumentado mais de 10 pontos percentuais, passando de 51 para 62,5%. O índice representa, em média, o aumento de mais de sete milhões de crianças nesta situação. Segundo o estudo, o agravamento se dá pelo fechamento das escolas neste período.

A boa notícia é que, segundo a professora da Universidade Estadual do Rio e da Estácio, Inês Barbosa, a perda do aprendizado deve ser reversível. Ela acredita que a pior parte é a falta de convivência escolar.

Foi o que aconteceu com o José Luiz, de 11 anos. A perda do convívio com outras crianças atrapalhou o processo de aprendizagem. A mãe dele, Ellis Cavalcante, conta que precisou contratar profissionais para que o menino voltasse a tirar boas notas.

A pesquisa também aponta que, em fevereiro deste ano, cerca de 120 milhões de crianças em idade escolar já tinham perdido ou corriam o risco de perder um ano letivo completo de educação presencial por causa da pandemia.

O Ministério da Educação não informou os dados brasileiros sobre analfabetismo funcional na pandemia.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU