TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Programa de universidade do Rio vai ajudar pacientes que se recuperaram da Covid-19 com fisioterapia respiratória - Editoriais - Band News FM

Coronavírus

Texto:
+
-

Programa de universidade do Rio vai ajudar pacientes que se recuperaram da Covid-19 com fisioterapia respiratória

O serviço vai ocorrer através do telefone ou de forma virtual

Por Pedro Antonio Guimarães, às 13:23 - 24/04/2020

00:00 / 00:00

Os cerca de 2.500 pacientes que se recuperaram da Covid-19 poderão participar de um programa gratuito da Universidade Veiga de Almeida para uma fisioterapia respiratória à distância.

O tratamento é considerado fundamental para a recuperação total dos infectados. Segundo levantamento feito pelo Centro de Doenças Infecciosas do Hospital Princess Margaret, de Hong Kong, um quarto dos pacientes recuperados da doença apresentaram perda da função pulmonar de 20 a 30%.

Por isso o responsável pelo projeto na UVA, o professor Yves de Souza, afirma que os primeiros sete dias de recuperação são fundamentais no tratamento:

O serviço vai ocorrer através do telefone ou de forma virtual. As consultas serão feitas por professores de fisioterapia da universidade, com apoio de até 200 estagiários do curso. O tratamento é individualizado, no entanto, o atendimento será feito em grupos de até seis pessoas. Não há um limite de inscritos, como explica o fisioterapeuta Yves de Souza.

Quem estiver interessado no serviço, deve entrar em contato com a universidade através do e-mail [email protected] Os pacientes passarão por uma triagem e serão encaminhados aos professores.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU