TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Quase 80% dos cariocas reduziram o uso do transporte coletivo desde o início da pandemia - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

Quase 80% dos cariocas reduziram o uso do transporte coletivo desde o início da pandemia

O levantamento contou com a participação de quase 6 mil pessoas em nove grandes cidades da América Latina

Por Pedro Dobal*, às 20:20 - 11/08/2021

00:00 / 00:00

São Paulo foi o local com a maior redução na utilização do transporte público (Foto: BandNews FM)

Quase 80% dos cariocas reduziram o uso do transporte coletivo desde o início da pandemia. A informação é de uma pesquisa sobre os impactos da Covid-19 na mobilidade realizada pelo Centro de Excelência BRT+, da PUC Chile, com apoio do WRI Brasil.

O levantamento contou com a participação de quase 6 mil pessoas em nove grandes cidades da América Latina: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Bogotá, Buenos Aires, Lima, Quito e Santiago. São Paulo foi o local com a maior redução na utilização do transporte público, com 82%.

Em todas as cidades analisadas, mais de 60% dos entrevistados disseram que estavam extremamente preocupados ou muito preocupados com a higiene durante o deslocamento. Entre os cariocas e os paulistanos, três em cada quatro passageiros demonstraram preocupação.

Segundo o levantamento, os cariocas também relataram ter diminuído o número de deslocamentos do chamado transporte ativo. Um terço dos entrevistados afirmou que passou a andar menos a pé e 15% também diminuíram a frequência do uso das bicicletas.

A engenheira de transporte e professora da Escola Politécnica da UFRJ Eva Vider diz que a demanda deve se manter menor mesmo após o fim da pandemia, o que exige a revisão do modelo de financiamento do sistema.

No Rio de Janeiro, a queda na utilização também fez aumentar o tempo de espera nos pontos de ônibus. Enquanto as empresas alegam dificuldades financeiras, os passageiros são obrigados a aguardar. O estudante Pedro Rodrigues conta que, apesar na redução do uso, é comum encontrar ônibus e trens lotados.

Segundo o Rio Ônibus, sindicato que representa a categoria, oito empresas já pediram recuperação judicial desde o início da pandemia. A nota diz ainda que houve redução de 50% no número de passageiros pagantes e que, desde março de 2020, pelo menos 7 mil rodoviários foram demitidos.

*Estagiário sob supervisão de Isabele Rangel

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU