TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
TJRJ inaugura Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais - Editoriais - Band News FM

Cidade

Texto:
+
-

TJRJ inaugura Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais

O espaço vai funcionar como um canal especializado de atendimento, acolhimento e orientação de forma processual e psicológico

Por Gustavo Sleman, às 16:22 - 22/10/2021

00:00 / 00:00

No local, as vítimas vão ter apoio de uma equipe multidisciplinar (Foto: Gustavo Sleman)

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a receber uma central de apoio jurídico e psicológico a vítimas de crimes. Inaugurada nesta sexta-feira (22), no Tribunal de Justiça do Rio, o Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais vai funcionar como um canal especializado de atendimento, acolhimento e orientação.

A criação da estrutura atende a uma resolução do Conselho Nacional de Justiça e integra o Plano Nacional de Atenção à Vítima. O presidente do TJ-RJ, o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, participou da cerimônia de inauguração. Segundo ele, a iniciativa, além de importante, reforça a relação entre o Poder Judiciário e a população.

Quem procurar o local vai receber o auxílio de uma equipe multidisciplinar que vai atuar em diferentes frentes, com orientações, e, se necessário, promover o encaminhamento para uma rede de serviços públicos, que podem englobar assistências jurídica, médica, psicológica, social e previdenciária.

Antes da inauguração, vítimas e familiares se reuniram em agosto com representantes do Conselho Nacional de Justiça e da Justiça. De acordo com a conselheira Tânia Regina Silva Reckziegel, o principal objetivo do espaço é ser um canal de atendimento e acolhimento.

Integrante da da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado, Patrícia de Oliveira comemorou a iniciativa. 

A estrutura também vai contar com um espaço dedicado as crianças. Além de um fraldário, o local também possui uma brinquedoteca. Os brinquedos foram doados pela escritora Michele Pin, que é ativista no combate a violência contra as mulheres.

O atendimento no Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais vai começar na próxima segunda-feira (25). O local fica na sala 111 do Fórum Central do Tribunal de Justiça.

NEWSLETTER
OU