TRANSPORTES

Metrô Bom
Navio Bom
Trem Bom
Avião Bom
Turismo se prepara para reaquecimento do setor e retomada de grandes eventos no Rio - Editoriais - Band News FM

Economia

Texto:
+
-

Turismo se prepara para reaquecimento do setor e retomada de grandes eventos no Rio

Representantes de 100 empresas participaram de uma rodada de negócios

Por Pedro Dobal, às 22:25 - 23/10/2021

00:00 / 00:00

O Rio segue como uma das cidades mais atrativas para o turismo no país (Foto: Ministério do Turismo)

Com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Rio de Janeiro, o setor de turismo já se planeja para a retomada dos grandes eventos pela cidade.

Nesta quinta-feira (21), representantes de 100 empresas participaram de uma rodada de negócios. O evento também contou com a participação de administradores dos principais pontos turísticos do Rio.

Um dos assuntos debatidos foi o Novo Marco Regulatório de Eventos do Rio, lançado no início do mês com o objetivo de desburocratizar os processos de licenciamento na cidade. A norma promete agilizar a concessão de alvarás e centralizar os procedimentos no portal Carioca Digital, como explica a subsecretária de Promoção de Eventos, Antonia Leite Barbosa.

Os grandes eventos são responsáveis por uma parcela significativa do fluxo de turistas na capital fluminense. A expectativa da Prefeitura do Rio é que o Carnaval e o Réveillon, por exemplo, aconteçam sem restrições caso a cidade atinja a taxa de 75% da população total e 90% dos adultos com o esquema vacinal completo.

Previsto para setembro de 2022, o Rock in Rio esgotou os 200 mil ingressos em menos de 90 minutos. O CEO do festival, Luis Justo, comemora e diz que o evento vai ser uma ocasião muito especial para os profissionais do turismo.

No ramo do turismo de negócios, as feiras e os congressos já confirmados devem gerar um faturamento de R$ 300 milhões. O presidente-executivo do Rio Convention Bureau, Carlos Werneck, destaca o otimismo com a queda nos números de casos e mortes por Covid-19.

O turismo foi um dos setores que mais sofreram com a pandemia. Em todo o Brasil, as atividades turísticas já acumulam perdas de mais de R$ 428 bilhões desde março do ano passado.

Enquanto isso, o Rio segue como uma das cidades mais atrativas para o turismo no país. Nesta quarta-feira (20), o município foi escolhido pela segunda vez consecutiva como o principal destino da América do Sul para o turismo de esportes. A premiação internacional é baseada em uma votação de profissionais da indústria de viagens e do público.

Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.

NEWSLETTER
OU